top of page
  • Writer's picturelizzyzanlutti

Governo Federal vai investir quase R$ 3 milhões em solução que une blockchain e IoT


O Governo Federal anunciou o investimento de quase R$ 3 milhões para o desenvolvimento de uma plataforma que une Blockchain e Internet das Coisas (IoT).

Desta forma, o investimento será feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), que aprovou o aporte finananceiro.

O projeto será desenvolvido pela Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) e prevê o desenvolvimento de um plataforma digital que possa prestar serviços de dados para IoT que serão registrados em blockchain.

Segundo publicação no Diário Oficial desta terça, 17, o projeto deve ser concluído em 2021.

Blockchain no Governo Federal

Em abril, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou o Decreto Nº 10.332, estabelecendo a criação de uma rede em blockchain interoperável para o Governo Federal.

A Rede de Blockchain do Governo Federal é parte integrante das estratégias do programa de "Governo Digital" que pretende implementar o uso de novas tecnologias para atualizar procedimentos na Administração Pública no Brasil.

Desta forma, segundo o Decreto, o Presidente estipula que o Governo Federal crie uma rede em Blockchain para unificar os serviços digitais no país e que permita também a integração de outras redes em blockchain já em desenvolvimento no país como as que une Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central do Brasil; bCPF e bCNPJ da Receita Federal entre outras.


6 views0 comments
bottom of page