• lizzyzanlutti

Rede de pagamentos blockchain do banco central de Cingapura está pronta para 'adoção comercial'

Um projeto de blockchain da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) e do investidor estatal Temasek concluiu sua fase final de desenvolvimento e agora está sendo considerado como a base para empreendimentos de pagamentos comerciais.




Cingapura, 13 de julho de 2020 ... A Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) e Temasek divulgaram hoje um relatório conjunto para marcar a conclusão bem-sucedida do quinto e fase final do Projeto Ubin. O relatório “ Projeto Ubin Fase 5: Permitindo amplas oportunidades de ecossistemas (3,53 MB) ”, fornece informações técnicas sobre o protótipo de rede de pagamentos multimoeda baseado em blockchain que foi construído e descreve como a rede pode beneficiar o setor financeiro e o ecossistema blockchain.

O relatório, que a Accenture foi contratada para publicar, examina o uso da tecnologia blockchain em aplicativos comerciais em diferentes setores e como esses aplicativos podem se beneficiar da integração com o protótipo de rede de pagamentos baseado em blockchain desenvolvido. Esses benefícios foram validados por meio de workshops realizados com mais de 40 empresas financeiras e não financeiras envolvidas na Fase 5 do Projeto Ubin.  

As principais conclusões do relatório incluem: 

  • O protótipo da rede de pagamentos com várias moedas desenvolvido no Projeto Ubin Fase 5 liquidou com êxito pagamentos em diferentes moedas na mesma rede. Uma rede internacional de liquidação, modelada após o protótipo da rede de pagamentos, poderia permitir transações mais rápidas e baratas do que os canais convencionais de pagamentos internacionais.

  • O Projeto Ubin Fase 5 validou o uso de contratos inteligentes no protótipo da rede de pagamentos em casos de uso, como liquidação de Entrega versus pagamento (DvP) com ativos em trocas privadas, pagamentos condicionais e custódia comercial, assim como compromissos de pagamento para financiamento comercial .

  • As aplicações comerciais do protótipo da rede de pagamentos incluem pagamentos transfronteiriços em várias moedas, troca de moeda estrangeira, liquidação de valores mobiliários denominados em moeda estrangeira, bem como integração com outras plataformas baseadas em blockchain para permitir a digitalização de ponta a ponta em muitos setores e casos de uso.

O protótipo da rede de pagamentos, desenvolvido em colaboração com o JP Morgan e Temasek, pode servir como uma rede de teste para facilitar a colaboração com outros bancos centrais e o setor financeiro para o desenvolvimento da infraestrutura de pagamentos transfronteiriços da próxima geração. As especificações técnicas para as funcionalidades e interfaces de conectividade da rede de protótipos foram disponibilizadas publicamente para estimular o desenvolvimento da indústria.

Sopnendu Mohanty, diretor da FinTech, MAS, disse: “Como em toda adoção de inovação, há tempo para experimentação e tempo para comercialização. O Projeto Ubin trabalhou com o setor financeiro e a comunidade de blockchain em uma jornada de experimentação, prototipagem e aprendizado. Isso criou uma base sólida de conhecimento, conhecimento e experiência e abriu um caminho para a adoção comercial. Após a experimentação bem-sucedida em cinco fases, esperamos uma maior adoção e implantação ao vivo da tecnologia blockchain. ”

Chia Song Hwee, vice-presidente executivo da Temasek, disse: “A tecnologia Blockchain tem um grande potencial na transformação de negócios e na abertura de novas oportunidades de negócios. A fase 5 do Projeto Ubin demonstrou a aplicabilidade comercial, a viabilidade e os benefícios da tecnologia blockchain em todos os setores, além do mercado de capitais e financiamento comercial. Isso valida os esforços da Temasek na exploração e construção de soluções blockchain com foco em identidade digital, moedas digitais e tokenização de ativos financeiros. Esperamos apoiar os esforços de comercialização emanados do Project Ubin e de outras áreas de aplicação, com o objetivo de promover uma maior adoção da tecnologia blockchain. ”   

Lay Lim Teo, diretora administrativa da Accenture em Cingapura, disse: “Através do Projeto Ubin, identificamos áreas em que as soluções baseadas em blockchain podem ser implementadas em escala e geram maior eficiência de pagamento em todos os setores. O ecossistema financeiro é parte integrante da ambição de Cingapura de ser uma nação inteligente. A colaboração entre empresas financeiras e não financeiras para criar a rede necessária para suportar pagamentos em várias moedas também impulsionará novos produtos e serviços que geram novos fluxos de receita. ”

Umar Farooq, diretor administrativo e chefe da Blockchain, JP Morgan, disse: “O JP Morgan é líder na construção de soluções comerciais usando a tecnologia blockchain. Temos contribuído ativamente para o Projeto Ubin desde o seu início, alavancando nossos aprendizados e infraestrutura, incluindo Quorum ® , Rede de Informações Interbancárias ® (IIN) e JPM Coin. A fase 5 demonstrou como a tecnologia blockchain pode impactar amplamente o futuro dos negócios e esperamos trabalhar com o MAS, Temasek e outros bancos para desenvolver e dimensionar soluções comerciais para o setor. ”


Fonte: https://www.mas.gov.sg/news/media-releases/2020/project-ubin-fifth-and-final-phase-highlights-commercial-potential-paving-way-towards-live-adoption

#tokens #tokenizacão #blockchain #business #criptomoedas

ZUG  |  ZÜRICH  |  SCHWYZ  |  GENEVA  |  TICINO  |  LICHTENSTEIN

SÃO PAULO  |  RIO GRANDE DO SUL  |  MINAS GERAIS  |  RIO DE JANEIRO

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2019 by Brazil + Swiss Innovation Hub 

For inquiries and comments /  e-mail to info@brazilswissinnovationhub.org